O avô do meu avô

Percorremos o passado na tarde de 14 de abril de 2006. Eu, Ana e Fábio conversamos com duas octogenárias e vivemos, com elas, fortes emoções. Deu prá perceber que havia emoção no que elas disseram sobre nossos ancestrais. Como estou falando com irmãos e sobrinhos e, de quem estou falando são, para alguns, tios-avôs ou avôs de uns e bisavôs de outros e tataravôs de uns e quataravôs de outros, vou transformar tudo em nomes apenas. Conversamos, primeiramente, com Elisa Manzatto Perboni, irmã de Alcindo Manzatto. Ela é a única dos irmãos de Alcindo que está viva e completa, no dia 10 de março de 2009, 89 anos de idade.  

Conversamos, em seguida com Tereza Monarollo Dias, irmã de Angelina Monarollo Manzatto. Tereza completou 85 anos no dia 18 de julho de 2008. 

E vamos a nomes:
Alcindo era o penúltimo dos NOVE filhos de Santo Manzatto e Olímpia Tostão Manzatto. Santo e Olímpia tiveram os seguintes filhos, genro s e noras:
Ema, casada com José Marquezin
Virgínia, casada com Leo Joaquim
Maria, casada com João Galvão
Elisa, casada com Segundo Perboni
Eulinda, casada com Tercílio Marquezin
Alzira, casada com Guilherme (Eliza não tinha o sobrenome dele)
Alcindo, casado com Angelina Monarollo Manzatto
Sebastião, casado com Cristina (Eliza não tinha o sobrenome dela)
e Antenor (solteiro)

Olímpia era filha de Pedro Tostão e Maria Tostão.
Santo era filho de Miguel Manzatto (Eliza não lembra o nome – e nem conheceu a avó, mas na chegada de Miguel ao Brasil, quando estivemos no Museu do Imigrante, descobrimos o nome dela: Maddalena Ferreto). Descobrimos assim (Toninho, Bertinho, Osmar, Ademir e Ana) Miguel e Maddalena são nossos bisavós.  Santo, por sua vez, teve os seguintes irmãos: Romano (pai de Irineu, João, Gervásio – nossos primos da rua dr. Hegg), Fausto (só teve filhas) Marcos, João e Maria. Miguel e Maddalena tiveram ainda mais um ou dois filhos qie nasceram no Brasil, mas que ficam para outro relato, já que não são informações de Elsa.Por ser a mais nova da família, Elisa não tinha, não lembra, não sabe mais detalhes sobre como e quando os Manzattos chegaram ao Brasil. (Vimos Elisa morando sozinha, descer os degraus da escada de sua casa para abrir e fechar a porta e subir tudo aquilo só se apoiando no corrimão. Séria, compenetrada, mostrou as fotos de sua bisneta mais velha, que tem 18 anos  (agora) e que mora no Canadá. Ela é filha do Eunilson, neta de Nilson e Purificassion (Pura) Perboni. Todos os netos dela já estão casados.
—–

A visita se estendeu, em seguida, a Tereza Monarollo Dias. Pra quem não conhece, uma mulher alegre, divertida e com uma memória magnífica.

E vamos aos nomes:
José Monarollo (nascido em 14 de março de 1881 e falecido em 18 de julho de 1980) casou-se com Fortunata Valério Monarolo (nascida em 5 de julho de 1888.)
Filhos do casal, com respectivos genros e noras:

Teresa, casada com Francisco Dias
Valdemar, casado com Tereza Manassero
Geraldo, casado com Edith Xavier
Antonio, casado com Durvalina Poli
João, casado com Alaíde Heraldt
Angelina, casada com Alcindo Manzatto
e Nelson, Idalina e Iolanda, que faleceram com poucos meses de vida, vítimas de tifo.

José Monarollo nasceu em Campinas e era filho de Tereza e João. Fortunata nasceu em São Bernardo do Campo e era filha de Antonio e Ângela
Antonio Valério era filho de Luiz Valério. Segundo Tereza, um benzedor muito forte e que tinha alguns “poderes”

Josefina
Rosa
Angelina
Maria
Antonio
Amadeu
—–

Eram irmãos de José Monarollo:
Pedro, casado com Solidéia
Luiz, casado com Ernestina
Vitório, casado com Olga
Fernando, casado com Crélia
Fortunato, casado com Gésia
Regina, casada com Silvio
Fiori, casado com Dirce

Eram irmãos de Fortunata:
Regina

Curiosidades:

Fiori e Vitório pegaram tifo numa viagem que fizeram e morreram com uma semana de diferença. Nelson, o irmão mais novo de Angelina, morreu de tifo, mesma doença que, três meses depois tirou a vida de Fortunata.

Tereza conta que seu pai, José, foi para São Bernardo aprender o ofício para trabalhar na pedreira e lá conheceu e depois se casou com Fortunata. José fazia pedras de moinho e precisava subir em escadas para poder executar seu trabalho e, de tanto bater com martelo e um tipo de taiadeira nas pedras, diz Tereza ele acabou ficando com dois dedos da mão esquerda, praticamente fechados na mão. Tereza ainda conta que foi José quem trabalhou na confecção das pedras que se transformaram, hoje, na escadaria da Igreja da Vila Arens. As pedras que fazem os degraus do portão principal do Cemitério Nossa Senhora do Desterro também foram “fabricados” por José Monarollo. A história ainda passa por explosões na pedreira. José avisava Fortunata que “hoje” ia explodir pedras. E Fortunata e Tereza ficam, na porta de casa olhando o trabalho e preocupadas com José, lá no morro trabalhando. Ele acendia os dinamites e elas viam ele sair correndo do local antes da explosão, respirando assim aliviad as por verem que nada acontecera com ele. Tereza faz um pedido no final: “não me morra no dia 18 de julho que é meu aniversário!” O pedido dela tem sentido: José Monarollo, seu pai, morreu no dia 18 de julho de 1980; Alaíde, sua cunhada, morreu no dia 18 de julho de 2006.

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

13 Respostas to “O avô do meu avô”

  1. Nelson Says:

    grandes fotos Fábio. Um grande registro da história desta grande família

  2. Ana Maria Says:

    Que maravilha Fábio, como diz o Nelson grande registro desta grande familia.

  3. Fabio Says:

    essa etapa até que foi fácil.. daqui pra frente é outra história.. rs

    mas vamos que vamos.

  4. Sonia Ap Monarolo Says:

    Luiz casado com Ernestina, ele irmao do Jose Monarolo, eram meus avos.

  5. Celso Munarolo Says:

    Ola primos, para enriquecer o Blog de vocês …
    O nosso sobrenome não é “Monarollo” e sim “Munarolo” de acordo com a certidão de nascimento de nosso bisavô Giovanni Munarolo que nasceu em San Zenone Degli Ezzeline em 11/07/1859 , e foi o UNICO “Munarolo” que migrou para o Brasil em 25/09/1886.

    Um dos irmãos do vovô José Munarolo ,pai de sua mãe Angelina Munarolo chamava-se Fioravante e não Fiore e era casado com Anna Maria Spina Munarolo e não com Dirce.

    • Nelson Says:

      Celso, as informações passadas sobre irmãos, sobrinhos de nosso avô José, são de nossa tia Teresa. É muito bom a gente ir acertando, lembrando, revivendo, historiando.
      abs

  6. Nelson Says:

    Oi Celso, bom ter voce por aqui, participando de nossas descobertas. Obrigado pela ajuda. Documentos nem sempre dizem o que é na verdade. Temos Manzatos, com um “t” irmão se Manzattos com dois “t”s. E sua ajuda enriquece nossa pesquisa e nossa busca. Obriagdo por participar e saiba que este espaço está sempre aberto para voce, com suas sugestões e descobertas.
    Abraços a todos aí. Saudade de seu pai, João, meu padrinho!
    Acho que a gente precisa começar a se ver mais vezes, não acha?

  7. Celso Munarolo Says:

    Oi Nelson tudo bom, e a mais pura verdade, nossos antepassados se foram e nos ficamos com muitas saudades, da tia Angelina do tio, do meu pai da minha mãe, mas nos ficamos e precisamos cultivar as suas memorias.
    A dois anos começei as pesquisas sobre a origem de minha familia e cheguei a San Zenone Degli Ezzeline cidade natal de meu bisavô o Giovanni Munarolo , de meu trivasô Pietro Munarolo e sua mulher a Giuseppa Baron di Lorenzo e também de meu tataravô o Giovanni e sua esposa Pasqua, acabei pegando gosto pela genealogia.
    Parabenizo vocês pelo site que nos faz relembrar dos tempos de criança.
    Assim que quiser e só marcar a gente pode se encontrar e reviver as nossa historias de criança.
    abraços

  8. Ana Lúcia Perboni Kalmar Says:

    Boa noite, muito interessante conhecer a história de nossos antepassados. Sou neta de Eliza Manzato Perboni, Parabéns pela iniciativa.

  9. Nelson Says:

    Oi Ana Lúcia, obrigado pela visita e participação. Objetivo do blog, além de conhecer histórias, é fazer com que nos conheçamos mais e melhor. Obrigado pelas palavras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: