Mais um filho de Santo

O detalhe do sobrenome é único: a diferença de um “T” entre dois irmãos mostra claramente que o parentesco existe entre todos os Manzat(t)os. Mas é com esta diferença que cresceram os filhos de Santo. De um lado, Sebastião, Antenor e Alcindo, por ordem de idade e aquele grupo de mulheres, já citado neste blog. Sebastião é o último filho de Santo do século XIX. Nasceu no dia 8 de outubro de 1899. O falecimento dele ocorreu um dia após seu aniversário: dia 9 de outubro de 1953.

Casamento de Sebastião Manzato com Christina Venovichi

Casamento de Sebastião Manzato com Christina Venovichi

A foto mostra o casamento de Sebastião, com Christina Venovichi, ocorrido dia 30 de abril de 1921. O documento (abaixo) mostra o sobrenome como Venoviche. Vale lembrar que não é a certidão de nascimento. Segundo o documento, Sebastião nasceu em Jundiaí e Cristina em Piracicaba, no dia 24 de julho de 1903. Se viva, faria aniversário nesta semana.

Entre 1941 e 1942 toda a família (todos os filhos já tinham nascido) mudou-se de Jundiaí para a Fazenda Eldorado em Valinhos. Em 1943 toda a família se transferiu para o bairro de Aparecidinha em Campinas;  Em 1944 outra mudança, desta vez para a fazenda São Bento em Valinhos, (a casa onde passaram a residir ficava próximo de onde hoje é o Colégio Etapa e o Condomínio Green Boulevard), e em 1945 mudaram-se para a Chácara Jataí, onde hoje fica a sede do Corpo de  Bombeiros de Valinhos, onde viveram até 1947, mudando-se a seguir para o bairro de Santa Cruz e finalmente para a Rua Visconde de Cairú, Jardim Imperial, onde até hoje vive a “Tia Toninha”.

No dia 9 de outubro de 1953 Sebastião e seu genro Francisco trabalhavam em uma pedreira. No final do expediente resolveram deslocar uma pedra para facilitar o trabalho para o dia seguinte, porém não notaram que esta pedra dava suporte a outra que se soltou e acabou por esmagar o corpo de Francisco. Sebastião conseguiu pular, contudo caiu sobre outras pedras e teve um afundamento de tórax, vindo a falecer também.

A morte de Christina ocorreu no dia 19 de fevereiro de 1959.

Sebastião e Christina tiveram 9 filhos, todos se casaram e tiveram 47 netos.

Segue, aqui, o nome dos filhos do casal. Na próxima semana, seguem os nomes dos genros e noras e dos netos de Sebastião e Christina.

Maria Aparecida, Laurindo, Dionício (já falecido), Palmira, Georgina, Alice, Santo Benedito (já falecido), Antonia (Tia Toninha, citada assim no texto) e Domingos Olimpio. Acompanhe, portanto, na próxima semana, a lista completa de genros, noras, netos e as atenções especiais com relação a nomes e homenagens a ancestrais.

Foto e documento foram fornecidos por Eduardo César, filho de Domingos Olimpio, aqui já uma homenagem. O nome Domingos, pois ele nasceu num domingo e Olimpio, homenagem à avó, Olimpia Tostão.

A curiosidade maior é que o documento publicado aqui, além da foto do casamento, é datado de 18 de fevereiro de 1959, Christina, esposa de Sebastião, faleceu no dia 19 de fevereiro de 1959.

(descoberta e texto: Nelson Manzatto
fonte: Eduardo César)

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “Mais um filho de Santo”

  1. Toninho Says:

    Legal a documentação e a lembrança.
    Inclusive nesta semana, em que temos datas especiais para celebrar!

  2. Nelson Says:

    Vamos lá para correções nisso tudo. Dos nove filhos de Sebastião, apenas três estão vivos: Domingos, Toninha e Alice. As duas mulheres são viúvas e Domingos completa 70 anos no dia 24 de setembro.

  3. Nelson Says:

    Prá não misturar estações ou comentário, como diz o Toninho, temos muito a celebrar esta semana, principalmente os 19 anos de falecimento, ocorridos no dia 23 de julho de 1990

  4. Ana Maria Says:

    Olá pessoal, como tudo está ficando lindo, parabéns Nelson, parabéns Fábio, estou sem internet, por isso não mando os comentários, tá?
    E hoje rezemos por papai que se foi a 19 anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: