Manzatos de Valinhos são destaque

Semana passada conhecemos toda descendência de Sebastião Manzato. Moradora de Valinhos, a família Manzato é destaque maior agora, com fotos de personagens. Apesar de já comentado aqui, vale ressaltar a curiosidade sobre Sebastião que nasceu no dia 8 de outubro e faleceu no dia 9 de outubro. Vale visualizar as datas de nascimento e falecimento de Santo e Olimpia, casal que se formou no Brasil, dando origem a uma grande família. A foto do casamento de Santo e Luiza merece destaque. Assim como vale lembrar de Alice, viúva de Aldo de Lucca. Comparem o visual de Domingos, em foto de 1950 aproximadamente, e ele recente com a esposa Ondina e seus netos Leonardo e Bárbara, filhos de Eduardo, que nos forneceu estas fotos. Dionízio é pai de Marisergio, também nosso colaborador em Valinhos.



Casamento Luiza e Santo

Casamento Luiza e Santo

Alice Manzato

Alice Manzato

Georgina Manzato

Georgina Manzato

Domingos Olímpio Manzato

Domingos Olímpio Manzato

Palmira Manzato

Palmira Manzato

Dionízio Manzato

Dionízio Manzato

Domingos e Ondina com netos Leonardo e Bárbara, filhos de Eduardo

Domingos e Ondina com netos Leonardo e Bárbara, filhos de Eduardo

(descoberta e texto: Nelson Manzatto
fonte : Eduardo César Manzato)

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

14 Respostas to “Manzatos de Valinhos são destaque”

  1. Nelson Says:

    Um questionamento para a ocasião: será que este Santo é o que está na foto da Bodas de Ouro de Santo e Olímpia? Ou o Santo da foto é o filho de Virgínia?

  2. Cristina De Lucca Says:

    O Santo da foto é filho de Sebastião e Christina.

  3. Nelson Says:

    Legal Cristina, obrigado pela informação. E sempre achei que era o outro Santo, o filho de minha tia Virginia. Mas nada como quem sabe para dar a informação correta.

  4. Ary Adão Gonçalves Peres Says:

    Fiquei muito feliz ao conhecer uma parte da familia de meu avô Sebastião Manzatto, do qual tive pouco contato e conhecimento, mas gostei imensamente e em breve enviarei fotos e notícias da familia Manzatto que tem também descendentes em Campinas. São filhos de Palmira Manzatto Peres e Adão Gonçalves Peres, ambos já falecidos. Parabéns aos primos descendentes do tio-avô Alcindo, aos quais desde já fico muito agradecido pela iniciativa da Gran Famiglia, e prometo, ter contatos constantes para o engrandecimento da nossa história. Parabéns para a Tia Alice pela entrevista, fotos e declarações da Cristina de Lucca que muito nos alegraram. Um forte abraço do primo de Campinas: Ary Peres.

  5. Cristina De Lucca Says:

    Ary!!! Que bom te ver por aqui!!! Muitas saudades de vocês!!!! Lindo o Blog, né?! Também adorei! Apareça sempre e abraços a todos!

    • dareide Says:

      Prima Cristina,
      Achamos muito lindo e interessante mesmo o Blog da família. Notamos a falta da familia da vovó Christina. Não há parentesco dela vivos? Foi muito emocionante quando vimos vocês todos crianças. Retornamos ao tempo. Vocês eram lindos e sempre muito educados. Uma família especial para nós. A Magali quem nos informou do Blog. Parabéns a todos vocês pela criatividade.
      Beijos a todos aí.

  6. Cristina De Lucca Says:

    Dareide !!! Que saudade! Como é bom lembrar o passado, né?! Muito boa a iniciativa do Nelson e do Fabio de montarem este Blog. A gente não pode deixar a história de uma família tão bonita se perder pelo tempo. E aqui está ficando tudo registradinho. É um espaço muito legal para a gente compartilhar o material que temos. A correria do dia a dia nos impede de termos um contato constante e aqui a gente vai poder estar sempre perto. Infelizmente, não conseguimos encontrar ainda ninguém da família da vovó, mas, do jeito que o Blog está bombando, logo logo a gente vai encontrar alguém, se Deus quiser!!!
    Não conseguimos entrar em contato com vocês para falar do Encontro, mas no próximo vocês TEM que vir!!! Beijos!!!

  7. Nelson Says:

    opa! Viva todos nós. Que legal este contato. Que legal este encontro de parentes e, acima de tudo, amigos. Pessoas lindas! Este espaço não é meu nem do Fábio (desculpe aí sobrinho!!!), mas de todos nós. Alô Campinas, vamos trocar idéias, figurinhas, estamos esperando fotos, histórias daí. Cada dia, como dis a Cristina, o blog está bombando. E isso deixa todos nós felizes e satisfeitos.
    Cristina, parabéns pela iniciativa do encontro de sábado. Logo vamos falar dele aqui.
    Deus proteja todos nós!!!

  8. Dareide Says:

    Cristina, desculpe não ter dito, que sou uma dos 8 filhos do querido casal Palmira esposa de Adão G.Peres que, com tanto trabalharam e com carinho criou a todos nós. Agora somos 7, pois um de meus irmãos faleceu em 1989 em acidente de carro, junto a esposa, como vocês sabem. Gostariamos muito de estar presente no próximo encontro para conhecer estas pessoas lindas Nelson e o Fabio por montarem este Blog e assim virmos conhecer a todos. Gostaríamos sim de podermos estar presente no próximo encontro e levar fotos e assim complementar a historia da nossa família Manzato, que tanto admiramos. Dias atras meu irmão Ary esteve em casa e comentamos que precisariamos visitar vocês todos, pois que no dia a dia que passa o ano se vai. Abraços a tia Alice que também é minha madrinha e a vocês todos aquele carinho especial. Beijos sempre. Dareide, Darci e Wagner

  9. Cristina De Lucca Says:

    Dareide! Estamos com muita saudade! Sua madrinha está te mandando um beijão! Vamos adorar a visita de vocês ! E no próximo encontro vocês virão, né?!. Uhuu, vai ser ótimo!! Beijos a todos!

  10. Dareide Says:

    Cris, Estamos contentes em saber que a Tia Alice está muito bem. Vimos a foto em que ela conta detalhes da historia vivida na infancia com nossos avós Sebastião e Cristina. Minha mãe as vezes contava algum fato da familia vividos até seus 16 anos, pois aos 17 casou-se com meu pai Adão, e passou a residir no Bairro Aparecidinha em Campinas, próximo a minha bisavó Dolores que veio da Espanha, ela falava conosco em castelhano, veio a falecer com 90 anos no ano de 1953. Meus pais formavam um par muito bonito. Como se entendiam, como se respeitavam. E transmitiram esta educação aos filhos com muita sabedoria. Eram respeitados e humildes em cada atitude, respeitavam mesmo as pessoas mais simples que apareciam no Bar e Mercearia que tínhamos, meu pai era comerciante e minha querida mãe sempre presente atendendo aos fornecedores e fregueses que lá compareciam. Dizia minha mãe que Vovô Sebastião era muito honesto, tinha sempre suas contas em dia, não deixava faltar nada em casa. Era muito trabalhador, nunca reclamava em momento algum. Acompanhavam meu avô, tia Maria, tio Deonizio, tio Laurindo e minha mãe Palmira, mesmo com o tempo ruim, ninguém se importava em trabalhar duramente na roça de algodão, ou plantação de eucalipto, quando chamavam meu avô para matar alguma cobra na lavoura, mesmo debaixo de chuva. Todo mês, vovô fazia a compra do mês, nunca se esquecia de nenhum dos filhos. Quando vovô nos visitava era uma alegria imensa, pois trazia-nos sempre uma lembrancinha. E a tardinha quando voltava para Jundiaí ia caminhando através da estradinha e de vez em quando ele se voltava e nos acenava. Minha mãe ficava triste pois queria que ele ficasse mais um dia e ele sempre muito rigoroso com o trabalho a ser cumprido dizia que tinha muito a fazer no dia seguinte. Meu avô trabalhava em abrir estradas por volta dos anos 1950/2 quando houve a fatalidade em 1953, minha mãe gravida do meu irmão Ary, recebeu a notícia dos falecimentos; do vovô Sebastião e tio Chico Borin, marido da tia Maria (deixou viúva com 5 filhos menores). Época difícil e de muita tristeza a família de vovó Cristina, passou a ficar muito triste e chorava muito com estas lembranças. Vovô era um homem forte e elegante, como acreditar naquela fatalidade. Vovó foi se debilitando e mais tarde nos deixou também. Somente nosso Pai Maior é quem nos pode confortar e saber porque passamos por tantas provações. Deixamos aqui nosso pedacinho da historia. Assim que for marcado o proximo encontro aí estaremos para dar um abraço especial a tia Alice e a vocês. Com carinho, Dareide, Darci e Wagner.

  11. Cristina De Lucca Says:

    Dareide! Muito legal o seu relato! Poxa, eu gostaria de ter conhecido também o vovô e a vovó… sinto muito a falta disso… até já sonhei com eles, sem ter conhecido…
    Beijão a todos vocês!

  12. Dareide Says:

    Cris, o vovô Sebastião e a vovó Cristina, gostavam muito de fazer horta, de criar galinhas, colher os ovos, tudo limpo e arrumadinho. No quintal as roseiras que ela gostava muito de cultivá-las. As vezes a vovó ficava um pouco triste porque vovô logo mudava de endereço e então ela tinha de começar tudo de novo. Saudades de vocês. Um beijo especial a tia Alice.

  13. Dareide Says:

    Cris, lembramos de mais um fato importante, porque minha mãe dizia que foi muito feliz quando uma tia dela de Jundiai foi visitá-los e a levou para estudar. Era um colégio de freiras em Jundiaí, minha mãe estava na idade escolar e por volta de 3 anos, minha mãe lá ficou estudando. A Tia Alice talvez lembra-se do nome dessa amável tia delas. Nós agradecemos muito essa oportunidade de minha mãe ter podido estudar, porque aquele tempo era muito difícil os pais deixarem as filhas sair para estudar em outra cidade, mesmo em casa de parentes. Ela contava que foi triste quando teve que deixar os estudos, porque o vovô foi buscá-la para ajudar no trabalho junto com os irmãos na lavoura e plantação de eucalíptos na fazenda dos Franciscatto. Minha mãe era uma pessoa amável e guerreira, sempre disposta, nunca reclamava nem mesmo se alguém ou alguma coisa viesse a aborrecê-la, era autentica. Sempre nos dava conselhos sábios, como se já tivesse vivenciado os ensinamentos que nos passava. Somos agradecidos a Deus por Ele nos dar uma Mãe tão preciosa como foi Palmira Manzato. Abraços fraternos a todos vocês.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: