O primeiro Manzato?

Abrindo a discussão sobre a origem do sobrenome.

Chega um momento que a emoção, com certeza, começa a tomar conta da gente. A busca por Manzat(t)os chega a criar um clima de alegria, pois significa um crescimento familiar muito grande. O encontro com parentes, em Valinhos, nos proporcionou a certeza de que a criação deste blog, idealizada pelo Fábio, era a certeza de que o caminho mais fácil de buscarmos origens e familiares, passava pela internet, e pelo endereço criado.

Estamos buscando tudo o que nos leve a fazer crescer este mundo formado por Manzat(t)os. A quantidade de Ts, como já foi mostrado aqui, não significa não ser parente. O erro pode ser do Cartório de Registro Civil ou algo semelhante. Segundo Fabiana Manzato, doutoranda em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (bolsista FAPESP), a perda do segunto T em seu sobrenome ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Mas sabemos que, enquanto Santo Manzato tinha apenas um, Alcindo e seus filhos foram registrados com dois Ts.

Independente do número de letras não significar parentesco, a internet nos apronta situações a serem analisadas. Na busca de nomes e sobrenomes, ligados à “granfamíglia”, encontramos Franciscus Manzato, nascido em Palazzolo, Venora, na Itália, em 15 de abril de 1743 e falecido, em Palazzolo di Sona, Verona, em 21 de agosto de 1802. Franciscus foi casado com Domenica Rossi e era pai de Antonius Manzato, nascido em 29 de março de 1776, também em Palazzolo di Sona, Verona. Domenica nasceu em 17 de fevereiro de 1773, também em Palazolo di Sona.

Prestem atenção nos detalhes seguintes: Franciscus era filho de ANTONIUS MANZATI (está grafado exatamente deste jeito em árvore genealógica postada no site da Igreja dos Mormons e criada por membro da questão). Antonius nasceu em Palazzolo di Sona em 26 de março de 1699 e faleceu, na mesma cidade, em 27 de abril de 1780. Era casado com Anna Longo ou Longi.

E a história continua: Antonius era filho de Paulino MANZATI (repete-se a mesma grafia), casado com Magdalena. Não há datas sobre Paulino e Magdalena.

Atentos à sequência:

Dominicus Manzato era filho de Franciscus e nasceu em Palazzolo di Sona em 22 de fevereiro de 1778.

Mas o mais importante é Angela Manzato, filha de Antonius Manzati e neta de Paulino. Ela nasceu em 16 de maio de 1738. Mais velha, portanto que Franciscus. Franciscus teve outros filhos: Vicentius, nascido em 22 de janeiro de 1789 e falecido no dia seguinte. Joannes, nascido em 25 de junho de 1784.

Se a lógica está correta, Antonius seria o pai dos primeiros Manzatos? Assim, Franciscus e Angela, filhos de Antonius, seriam os primeiros Manzatos. Registrados aqui, os filhos de Franciscus e que não eram dois, mas Dominicius, Vicentius e Joannes, o segundo que viveu apenas um dia. Se a lógica também está correta, Angela deve ter se casado e gerado filhos, mas com sobrenome do marido, o que faria de Franciscus, o pai de todos!

(texto: Nelson Manzatto
fonte: site da Igreja dos Mormons)

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “O primeiro Manzato?”

  1. fabiomanzatto Says:

    Olá pessoal… como podem ver sofremos uma bela metamorfose nominal… risos..

    manzati – manzato – manzatto

    será que manzati era antes silva? espero que não.

    abraços

  2. Nelson Says:

    Fábio, esta história do Silva vai ser difícil descobrir. Nem mesmo de Judas vamos saber. Reza a história que foi somente depois do Concílio de Trento que a Igreja Católica começou a registrar batizados e casamentos em livos. Isso quer dizer que podemos chegar a 1570-1600. Antes disso imagino que seja difícil. Mas não sou o especialista no assunto

  3. toninho Says:

    O mais legal é que tudo começa com Antonius…. Fala a verdade, os Antonios estão com tudo, né mesmo?

  4. Eduardo Cesar Manzato Says:

    Vcs estão de parabéns, fantásticas as descobertas de nossos ancestrais, só falta encontrar a ligação destes primeiros Manzatos (ou Manzattos ou Manzati) com Jacintho, pai de Muchelle. Aí teremos já construída uma árvore e tanto, hein!!!???
    Abraços
    Eduardo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: