Completamos 1 ano…

O blog La Gran Famiglia Manzatto nasceu exatamente no dia 2 de novembro do ano passado. O objetivo principal era comemorar o aniversário de nascimento de Alcindo Manzatto que, se estivesse vivo, teria completado 94 anos na ocasião. Mas o blog da família nasceu, pelo menos, dois anos antes, graças à disposição e vontade de Fábio Manzatto. A idéia, o projeto, é dele, Nelson é o que veio depois, para ajudar colocar a prática ou para somar o sonho. Mas como todo sonho existe a necessidade de um esforço conjunto para torná-lo real. E hoje, um ano depois e com mais de 13200 acessos, o blog é mais real do que a certeza de que formamos uma grande família. A Famiglia Manzat(t)o. Fábio diz que é as mãos e que Nelson é a cabeça do blog. Sem um, o blog não seria o sucesso que é.

O que te fez, um dia, sonhar com a criação de um blog para mostrar assuntos de família?

Fabio: O entusiasmos recebido por todos, em especial por você Nelson, ao jogar a idéia. Somado a percepção de que isso uniria mais, não só com familiares que gosto mas vejo pouco, mas a possibilidade de conhecer outros que até então só conhecia por lembranças alheias.

Nelson: Jamais sonhei com a criação de um blog. Não tinha idéia do que isso poderia ser ou fazer. Quando Fábio anunciou que estava no ar um blog, isso mexeu comigo e achei que poderia ajudar de alguma maneira. E me juntei ao idealizador.

Você acha que, em um ano, seu sonho é mais real ou ainda falta agregar mais pessoas?

Fabio: Esta se tornando real, mas ainda falta muito para chegar aos dois objetivos que é o de conseguir completar nossa árvore e de realizar um encontro com mais de 200 Manzattos, Manzatos e Manzatis.

Nelson: Imagino que, em um ano, triplicamos ou quadruplicamos o número de pessoas que entram por aqui, em busca de informações sobre este sobrenome. O completar a árvore que o Fábio coloca ali, prá mim, é um tópico a mais nesta função e ação de descobrir pessoas que, de uma maneira ou de outra, fizeram este sobrenome estar vivo até hoje, mesmo sem termos a certeza de quando ele surgiu.

De onde tirou a idéia de um blog de família. Ou o blog, originalmente, não era de família, mas prá familia?

Fabio: Foi em um churrasco, não me lembro qual, mas a idéia foi jogada e imediatamente abraçada, em especial por você Nelson. Não tinha a intenção, nem de longe, de ter tanta gente visitando e colaborando. O que era pra ser de um pequeno grupo está se tornando para uma grande família.

Nelson: Quando surgiu esta idéia do Fábio, tomei isso como foco de uma busca constante. É intrigante e emocionante descobrir pessoas e famílias. É maravilhoso perceber um parente aqui outro ali. Um que tem o sobrenome diferente, mas que tem um avô ou avó que já foi Manzatto.

Você esperava em um ano ter tantas pessoas vendo aquilo que vc posta aqui?

Fabio: Na internet tudo é progressivo, mas se não fosse seus textos, eu não teria nem a vontade nem conteúdo que hoje temos para sustentar o blog e atrair a atenção de novos colaboradores.

Nelson: Fábio, os textos são o complemento de uma idéia. Imaginamos juntos, pensamos juntos e a informação vai surgindo. Acho interessante a reação das pessoas, os comentários. Eles somam a informação postada. Isso faz a idéia frutificar e o texto ter som, imagem, reação.

Há quanto tempo vc lida com informática/internet/blogs, apenas para que o pessoal tenha noção de quem e com quem estamos conversando…

Fabio: Desde os 17 anos, mas o que gosto de fazer é manipulação de imagens.

Nelson: Eu só fico na cola do Fábio. Prá mim, o importante é participar. Nem que seja contando o número de pessoas que passaram por aqui num ano, numa semana, num dia, numa hora. Sou usuário da internet. Apenas!

Onde foi que você errou – voce errou? – neste ano com relação ao blog?

Fabio: Minha memória é muito falha, em virtude disso esqueço datas especiais e fico a mercê de sua memória, por isso que falo que você é a cabeça do blog e eu as mãos. Lembro que acabamos colocando em cima da hora o aniversário do tio Bertinho (Alberto Manzatto) e não inclui o do André. (marido de Luciana Manzatto)

Nelson: Bem Fábio, do jeito que você fala minha responsabilidade fica maior ainda. Se alguma coisa não aparecer, as pessoas vão dizer “o Nelson esqueceu… (risos!)”. Não somos perfeitos, somos humanos e isso é que é legal. O papel do humano é aprender sempre. Cada dia mais. Não vou dizer que erramos, acho que posso dizer que esquecemos coisas. Mas o ideal não é ficar chorando o leite derramado. O ideal é não deixar que ele derrame.

Se tivesse que começar de novo, o que voce excluiria ou o que você colocaria que não está aqui?

Fabio: Não excluiria nada, mas acho que está faltando um tópico para receitas, tanto da vó (Angelina) como de outros Manzattos, como pudemos verificar e provar no primeiro encontro em Valinhos.

Nelson: Receita sempre dá idéia de bolo, doce. E isso sempre provoca confraternização, união. A idéia do encontro de Valinhos é da Cristina de Lucca e é dela de um maior no próximo ano. Quem sabe as pessoas não começam a enviar receitas prá gente não tornar o próximo encontro tão apetitoso como foi o anterior?

 

CRONOLOGIA:

Foi um ano de muitas conquistas para nós, e esse nós não faz referência a apenas a mim e ao Nelson, esse nós refere-se a família Manzatto em um todo.

Tivemos notícias ruins como a morte de Avelino, tivemos notícias boas como os novos manzattos que vieram, Pedro Henrique e Maria Clara. Tivemos casamento, muitos aniversários, festa com pessoas que não conhecíamos e até comemoração de 25 anos de sacerdócio, dá-lhe tio Toninho nosso comentarias assíduo. E muita, muita descoberta que deixaram eu e meu companheiro Nelson cada vez mais interessados em descobrir nossa história.

 Segue alguns tópicos que fizeram história e ajudaram no crescimento do blog.

Bodas de Ouro de Santo e Olimpia – 21/12/2008
O avô de meu avô – 18/01/2009
Depoimento de avelino – 25/01/2009
De onde viemos – 01/02/2009
História da imigração em 3 partes – 15/02 – 22/02 – 01/03
Datas importantes – 08/03/2009
Lembrança – Av. são Paulo 992 – 22/03/2009
Origens – 17/05/2009
Alcindo e Sebastião, filhos de Santo – 31/05/2009
Onde estamos em 3 partes – 14/06 – 21/06 – 28/06
Mais um filho de Santo – 19/07/2009
A descendência de Sebastião – 26/07/2009
Manzattos de Valhinhos são destaque – 03/08/2009
O primeiro Manzatto? 16/08/2009
De manzati até Manzato – 23/08/2009
Onde surgem os Manzatto? – 30/08/2009
Família de Sebastião – 06/09/2009
Fotos, lembranças, saudades – 13/09/2009
O caráter é o que conta… – 20/09/2009
Tudo em um olhar – 27/09/2009
Os casamentos em 3 partes – 18/10 – 25/10 – 01/11

Obrigado pessoal pela colaboração, pelo entusiasmo e comentários. Estão ajudando a descobrir nossas histórias e relembrarmos nossos antepassados.

2 Respostas to “Completamos 1 ano…”

  1. Toninho Says:

    Valeu moçada! Parabéns Fábio, parabéns Nelson, pelo aniversário do blog! Os “blogattos” todos agradecem! E vamos pro segundo ano, o dos 25 mil acessos!
    Parabéns!

  2. Cristina De Lucca Says:

    Parabéns ao Nelson e ao Fábio pelo 1º aniversário do Blog! Nossa, esse menino só tem um ano e já tá assim robusto e andando desse jeito???!!! Que maravilha!!!
    Desejo muito sucesso nos próximos anos !
    Ah, adorei essa idéia ai das receitas, rsss!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: