Conhecendo a família (Luigi e Maddalena)

A descendência de Luigi Manzato e Maddalena Ortolan

Quando o blog surgiu há um ano, um dos objetivos era ampliar descobrir parentes, histórias. A intenção, enfim, era transformar um blog, que começou com trocas de informações de um grupo de irmãos, primos, tios, todos de um mesmo galho de uma árvore familiar, e que hoje reúne, para troca de comentários e visualizações históricas, Manzat(t)os de não se sabe quantas cidades ou regiões deste Brasil.

Durante a visita ao Museu do Imigrante, no início deste ano e contamos aqui, em três capítulos a história da chegada de italianos e de eventuais parentes, surgiu Sandro Manzato, descendente da família formada por Luigi Manzato e Maddalena Ortolan. Vale aqui, dois comentários, o primeiro de que Manzato tem maiores registros históricos do que Manzatto, mas o número de “ts” nada mais é do que um detalhe: todos somos originários de uma mesma raiz que ainda buscamos. Se descobrimos um Manzato, filho de Manzati, pode ser o primeiro que originou o sobrenome, buscamos – e vamos continuar fazendo isso – o maior número possível de descendentes desta raiz. O segundo comentário é sobre Maddalena, um nome comum, pelo jeito, na Itália, naquela época. Se Miguel Manzato e Maddalena Ferretto chegaram ao Brasil em 1887, Luigi Manzato e Maddalena Ortolan chegaram em 1892. Não temos registro de parentesco entre ambos, mas dentro dos objetivos do blog, vamos em busca desta informação. Segue relato de Sandro Manzato. Sandro é filho de Dirceu, que era filho de Paulino, que era filho de Giuseppe, que era filho de Luigi e Maddalena:

“Luigi Manzato e sua esposa Maddalena Ortolan saíram de Chiarano província de Treviso e desembarcaram no navio Colombo em 01/05/1892. Foram para a cidade de Charqueada SP trabalhar na fazenda de Raul Ferraz do Amaral.

O Casal trouxe seus filhos: Carlo, Adele, Luigia, Giuseppe, Leopoldina, Luigi e Giovanni, além de Maddalena, sogra de Luigi Manzato. Tiveram também outros filhos no Brasil: Natale casado com Maria Del Carmem Viunesa; Madalena casada com Miguel Contineli ; Maria casada com sobrenome Prata; Paulina casada com Jacinto; Carolina?????; Mariana?????. Estabeleceram-se na região de Piracicaba.

Meu bisavô Giuseppe Manzato casou-se em 25/07/1914 com Anna Dorisoto na região de Piracicaba. Giuseppe faleceu em 12/12/1939 com 49 anos em um acidente de caminhão.

Tiveram 07 filhos, entre eles, meu avô, Paulino Manzato, que nasceu em junho de 1915 em Charqueada.

Paulino Manzato casou-se com Amália Manzato em 1948 em Santo André e tiveram 2 filhos: meu pai Dirceu Manzato e meu tio Edson Manzatto.

Meu avô faleceu em 1990 e minha avó em 2002.

Dirceu Manzato nasceu em 15/09/1946 em Santo André onde vive até hoje. Meu tio nasceu em agosto de 1953 em Santo André e atualmente mora em Mogi Guaçu SP.

Dirceu Manzato casou-se com Luccia Coccaro em 05/09/1970. Tiveram 2 filhos: eu (Sandro Manzato nascido em 28/08/1971) e Alexandre Manzato nascido em 02/06/1975.

Moro em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Meu tio, Edson Manzato casou-se com Mara Manzato e tiveram duas filhas: Fabíola e Francinni.

Temos contato com alguns primos na região de Americana, Piracicaba e Nova Odessa, além de nossos parentes mais próximos que residem no Grande ABC SP.

Meu tio esteve em Chiarano e conheceu a casa da família Manzato, onde moravam Luigi e Maddalena. Esta casa existe até hoje.


Paulino e Amália (Avós Paternos de Sandro)

  Dirceu e Luccia (Pais de Sandro)

Texto e Fotos: Sandro Manzatto

Etiquetas: , , , , , ,

Uma resposta to “Conhecendo a família (Luigi e Maddalena)”

  1. nelson Says:

    Ampliando o leque, agregando novos Manzat(t)os. Estamos crescendo. Obrigado Sandro pela colaboração e pela história. Estamos construindo uma família cada vez maior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: